Coleções Biológicas

As coleções científicas são importantes para o conhecimento da biodiversidade. Muitos estudos taxonômicos, ecológicos e biogeográficos apenas são possíveis devido à existência de coleções científicas. Assim, obtêm-se registros adequados e permanentes que se fazem com a conservação de espécimes-testemunho. Coleções biológicas constituem um local adequado para o depósito de animais, plantas e microorganismos coletados por pesquisadores das mais diversas áreas e pela população.

Informações acerca da biodiversidade local que subsidiem a aplicação de políticas ambientais bem sucedidas necessitam de uma base sólida, formada, essencialmente, por coleções científicas que fornecem um panorama geográfico e temporal abrangente e dificilmente alcançado por qualquer tipo de estudo pontual.

Coleções biológicas compõem a infraestrutura básica de suporte para o desenvolvimento científico e para a inovação tecnológica nas áreas de saúde, agricultura, biodiversidade, meio ambiente e indústria. São bancos de espécimes, associados a dados biológicos e geográficos, ferramentas imprescindíveis para o trabalho de taxonomistas e apoio indispensável para muitas outras áreas do conhecimento. Os exemplares atestam a riqueza biológica de diferentes regiões, certificam a denominação para um grupo de organismos e constitui a base de informação para análises de distribuição geográfica, diversidade morfológica, relações de parentesco e evolução das espécies, além de guardar a memória de conceitos morfológicos e taxonômicos e a maneira como estão sendo modificados.

Manual de organização das coleções biológicas da Funed, incluindo Política de Acesso e Termo de Confidencialidade

Câmara técnica: Contatos para acessar as Coleções Biológicas da Funed

Formulários:

 

Coleções Biológicas da Funed:

 

 

 

  • Coleção de tecidos, órgãos e material genético de serpentes – Funed-TEC