A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
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Concurso Funed

  • 18/06/2014 – Envio da documentação que comprovará o exercício da função de jurado a serem utilizados diante da condição de igualdade de nota final entre candidatos. Clique aqui

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  • 11/06/2014 -   RETIFICAÇÃO dos critérios de desempate do Edital SEPLAG/FUNED Nº. 01/2013, em observância ao Anexo II- Quadro de provas. Clique aqui

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AVISO Nº 04 

 Informações complementares ao Aviso nº 02, publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais, publicado em 03/08/2013 

 A Fundação Ezequiel Dias – FUNED informa aos candidatos que requereram a restituição da inscrição até o dia 09/08/2013 até as 17horas, referente ao Concurso Edital SEPLAG/FUNED nº. 01/2012, cujo os valores depositados foram rejeitados na compensação em conta corrente, que seu depósito foi processado para Saque/Contra Recibo. 

1. O candidato deverá procurar a Agência Bancária do Banco do Brasil S/A. mais próxima de sua residência e dirigir-se ao caixa, munido de Carteira de Identidade e CPF. O candidato terá um prazo de 10 dias úteis, a contar de 19/09/2013, qual seja: período de 19/09/2013 à 02/10/2013 para sacar o valor da inscrição depositada. Caso o candidato não procure o Banco do Brasil neste período acima citado, o valor depositado será devolvido aos cofres públicos. 

2. O candidato poderá sanar eventuais dúvidas via e-mail drh@funed.mg.gov.br, ou pelo telefone 08002831980 no período de 08h às 16h. 

3. Segue abaixo, relação de candidatos:

Inscricao Iniciais   Inscricao Iniciais   Inscricao Iniciais
0059737-6 A R   0056049-9 D C C   0060264-7 L R F
0057561-5 A G B   0059969-7 D S C   0053501-0 M M S
0057924-6 A L L O   0055487-1 D R S   0051299-0 M T B T
0052432-8 A N S V R   0058073-2 D L G L   0051675-9 M F P M
0056972-0 A E M   0058873-3 E M F   0051519-1 M L Q C
0051495-0 A R M   0058094-5 E E M P   0058593-9 M A N A M
0052638-0 A C F G   0056601-2 E A M M.   0053865-5 M G C
0052472-7 A C B   0058253-0 E B P D   0052145-0 M F B
0059764-3 A P C V   0055951-2 E A S F   0054918-5 M C B L
0058164-0 A P S R   0056956-9 E J G A.   0053496-0 M C V
0052528-6 A B C S   0060376-7 E R B   0056787-6 N A R L
0052343-7 A G P G   0050565-0 F A A G   0054518-0 N D M G
0052197-3 B C G   0055073-6 F A O M   0059256-0 O P C F
0057112-1 B L R   0051199-4 F E A   0053596-6 P S S
0055828-1 B M S F   0053981-3 F R F V   0059822-4 P H M O
0052462-0 B R N   0051342-3 G C S G   0054229-6 P H R
0058030-9 B A F   0055959-8 G R F   0055427-8 P N M
0056164-9 C H N   0056795-7 G E P   0059036-3 R F M S
0051816-6 C P C   0056348-0 G F C   0054313-6 R V T
0059908-5 C M.S.   0053502-8 G J S S   0058815-6 R C M S
0053863-9 C R P   0059369-9 H M O M   0052641-0 S F F
0056410-9 C S D   0054126-5 H F S A   0054358-6 S D F A
0052533-2 C H L S   0056077-4 H O A   0059607-8 S R G
0057115-6 C L B   0051378-4 J A P   0058230-1 S J B S
0057392-2 D A O   0055160-0 J J P M   0052082-9 S F R D C
0051988-0 D C M S   0054111-7 J P   0058920-9 T R B S
0059528-4 D R S   0055789-7 J T A   0057766-9 V B S W C
0054404-3 D T S   0058973-0 J S A   0051640-6 V E S
0050794-6 D A R   0053633-4 J C P C   0051315-6 V I M
0055574-6 D A S   0058652-8 J C M   0059682-5 VMG
0055863-0 D J  S   0054997-5 J C M O   0056115-0 V F F S
0053739-0 D F S   0050668-0 J L S   0055766-8 V A L
0052788-2 D P S L   0052095-0 K S P   0059777-5 W L A
0055198-8 D A L S   0058365-0 L N O   0056412-5 W S D

  

 AUGUSTO MONTEIRO GUIMARÃES 

 Presidente da Fundação Ezequiel Dias 

 Belo Horizonte, 19 de setembro de 2013. 

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AVISO Nº 03 

Informações complementares ao Aviso nº 02, publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais, publicado em 03/08/2013 

A Fundação Ezequiel Dias – FUNED informa aos candidatos que requereram a restituição da inscrição até o dia 09/08/2013 até as 17horas, referente ao Concurso Edital SEPLAG/FUNED nº. 01/2012, que não informaram número de conta ou que tiveram problemas de inconsistência nas contas informadas, seu depósito foi processado para Saque/Contra Recibo. 

1. O candidato deverá procurar a Agência Bancária do Banco do Brasil S/A. mais próxima de sua residência e dirigir-se ao caixa, munido de Carteira de Identidade e CPF. O candidato terá um prazo de 10 dias úteis, a contar de 12/09/2013, qual seja: período de 12/09/2013 à 25/09/2013 para sacar o valor da inscrição depositada. Caso o candidato não procure o Banco do Brasil neste período acima citado, o valor depositado será devolvido aos cofres públicos. 

2. O candidato poderá sanar eventuais dúvidas via e-mail drh@funed.mg.gov.br, ou pelo telefone 08002831980 no período de 08h às 16h. 

AUGUSTO MONTEIRO GUIMARÃES 

Presidente da Fundação Ezequiel Dias 

Belo Horizonte, 12 de setembro de 2013. 

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NOTA DE ESCLARECIMENTO nº 02/2013  

ESCLARECIMENTOS SOBRE A SUSPENSÃO DO CONCURSO REGIDO  

PELO EDITAL SEPLAG/FUNED Nº01/2013  

Com objetivo de manter os candidatos informados sobre o Concurso Público regido pelo Edital SEPLAG/FUNED n.º 01/2013, seguem esclarecimentos sobre suspensão temporária do referido certame:  

1. O concurso regido pelo Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2012 foi revogado  administrativamente e substituído pelo Concurso regido pelo Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2013, nos termos da Resolução Conjunta SEPLAG/FUNED nº 01/2013, publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado em 22/06/2013.  

2. Conforme informado Aviso nº. 01 publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado em 09/07/2013, e reiterado no Aviso nº 02 publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado em 03/08/2013, o Concurso Público regido pelo Edital SEPLAG/FUNED nº. 01/2013 está temporariamente suspenso na fase em que se encontrava para cumprimento de decisão judicial proferida nos autos do processo nº. 1.0024.1213255-5/002.  

3. No referido processo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais fará o julgamento de recurso relativo ao Edital SEPLAG/FUNED nº. 01/2012, por considerar que é necessário resolver primeiramente as questões relativas ao primeiro Edital para dar andamento ao novo concurso.  

4. A FUNED está adotando as providências cabíveis para recorrer da referida decisão judicial e manterá os candidatos informados sobre o resultado do processo.  

5. Informamos que a revogação do concurso SEPLAG/FUNED nº 01/2012 tem por objeto a distribuição das vagas previstas em edital, não havendo qualquer ação e/ou omissão que desabone a qualidade e a seriedade dos serviços de execução e logística prestados pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.  

Belo Horizonte, 06 de setembro de 2013. 

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AVISO
SUSPENSÃO JUDICIAL DO CONCURSO
EDITAL SEPLAG/FUNED Nº . 01/2013, publicado em 22 de junho de 2013 . 

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS CARREIRAS DE TÉCNICO DE SAÚDE E TECNOLOGIA E ANALISTA E PESQUISADOR DE SAÚDE E TECNOLOGIA, DO QUADRO DE PESSOAL DA FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS – FUNED . 

O Presidente da Fundação Ezequiel Dias, no uso de suas atribuições, em cumprimento a decisão proferida em sede do Agravo de Instrumento nº 1.0024.12132557-5/002; COMUNICA a SUSPENSÃO do andamento do Concurso Público regido pelo Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2013. 

Publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 09/07/2013. 

Clique aqui para acessar a publicação do diário Oficial. 

Clique aqui para acessar o edital. 

 AVISO Nº 05 

 A Fundação Ezequiel Dias (FUNED), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), considerando o trânsito em julgado do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais nos autos do processo nº0365655-52.2013.8.13.0000, COMUNICAM o fim da suspensão do concurso público em referência. 

Com objetivo de adequar o Edital ao novo cronograma de atividades, ampliar as áreas de concorrência até então disponibilizadas, reabrir o período de inscrições e atender os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais nos autos do processo nº 0365655-52.2013.8.13.0000, segue a Retificação de nº 01, que promove os devidos ajustes no Edital em referência. 

Na oportunidade informa ainda que nos termos do Aviso nº 02, publicado em 03 de agosto de 2013, foram efetivadas as devoluções dos valores pagos pelas inscrições aos candidatos do Concurso referente ao Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2012. 

Nesse sentido, todos os candidatos que tiveram interesse em participar do Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2013 deverão efetuar a inscrição/pagamento, nos termos do referido Edital. 

Informações completas continuam indicadas no endereço eletrônicowww.ibfc.org.br, onde também estará disponível o edital atualizado com a mencionada retificação. 

RETIFICAÇÃO Nº 01 

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), considerando os termos do Aviso nº 05, COMUNICAM que foram realizadas as seguintes alterações no Edital SEPLAG/FUNED nº 01/2013, de 22 de junho de 2013: 

  

- O item 5.2.1 passa a conter a seguinte redação: 

5.2.1. As inscrições para este Concurso Público serão realizadas pela Internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, no período de 27/01/2014 à 25/02/2014 observado o horário de Brasília. 

- O item 5.2.3, “e” passa a conter a seguinte redação: 

5.2.3. Para inscrever-se neste Concurso Público, o candidato deverá durante o período das inscrições efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo: 

e) o candidato que não efetuar o pagamento de sua inscrição até a data de vencimento, poderá utilizar a opção de imprimir a 2º via do boleto até a data de 26/02/2014

- O item 5.2.14 passa a conter a seguinte redação: 

5.2.14. A partir de 28/02/2014 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br através das inscrições homologadas, se os dados da inscrição foram recebidos e o pagamento processado. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira úteis, das 9 às 17 horas (horário de Brasília), para verificar o ocorrido. 

- O item 5.3.1 passa a conter a seguinte redação: 

5.3.1. O candidato que, em razão de limitações de ordem financeira, não possa arcar com o pagamento da taxa de inscrição, sob pena de comprometimento do sustento próprio e de sua família poderá requerer isenção do pagamento do valor de inscrição exclusivamente no período de 02/01/2014 a 08/01/2014, observado o horário de Brasília. 

- O item 5.3.4 passa a conter a seguinte redação: 

5.3.4. Para requerer a isenção do pagamento do valor de inscrição, o candidato deverá obedecer aos seguintes procedimentos: 

a) Encaminhar o comprovante de solicitação de isenção realizado através do endereço eletrônico www.ibfc.org.br e a documentação citada nos itens 5.3.5 a 5.3.9 deste Edital, viaSedex ou correspondência com Aviso de Recebimento (AR)ou de forma presencial ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC na Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 – Chácara Agrindus – Taboão da Serra – CEP 06763-020. 

b) O envelope deverá conter a referência: Concurso FUNED – Solicitação de Isenção e será encaminhando até o dia 09/01/2014, sendo considerado como comprovante de tempestividade o registro da data da postagem. 

- O item 5.3.20 passa a conter a seguinte redação: 

5.3.20. A partir de 22/01/2014 o resultado da análise do requerimento de isenção do pagamento do valor de inscrição será publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais e disponibilizado no endereço eletrônico www.ibfc.org.br listando os candidatos por nome em ordem alfabética, número do documento de identidade e apresentando a informação sobre deferimento ou indeferimento. 

- Fica acrescido o item 5.4 ao Edital, com a seguinte redação: 

5.4. DAS CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS 

  

5.4.1. Das lactantes: 

5.4.1.1.Fica assegurado às lactantes o direito de participarem do Concurso, nos critérios e condições estabelecidos pelos artigos 227 da Constituição Federal, artigo 4º da Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e artigos 1º e 2º da Lei Federal nº 10.048/2000. 

5.4.1.2. A candidata que seja mãe lactante deverá preencher requerimento especificando esta condição, para a adoção das providências necessárias no próprio formulário de inscrição. 

5.4.1.3. Nos horários previstos para amamentação, a mãe poderá retirar-se, temporariamente, da sala/local em que estarão sendo realizadas as provas, para atendimento ao seu bebê, em sala especial a ser reservada pela Coordenação. 

5.4.1.4. Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata. 

5.4.1.5. Para a amamentação o bebê deverá permanecer no ambiente a ser determinado pela Coordenação. 

5.4.1.6. O bebê deverá estar acompanhado somente de um adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata), e a permanência temporária desse adulto em local apropriado será indicada pela Coordenação do Concurso. 

5.4.1.7. A candidata, durante o período de amamentação, será acompanhada de uma “fiscal” do Instituto IBFC, sem a presença do responsável pela guarda da criança que garantirá que sua conduta esteja de acordo com os termos e condições deste Edital. 

5.4.1.8. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas. 

5.4.2. Das outras condições: 

5.4.2.1. O candidato que, por qualquer razão, passe a necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá encaminhar, até o dia28/02/2014, via Sedex ou correspondência com registro de Aviso de Recebimento (AR), ou de forma presencial, ao IBFC, situado à Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86, Chácara Agrindus, Taboão da Serra –SP –CEP: 06763-020 o requerimento de condição especial (ANEXO III) devidamente preenchido e assinado. 

5.4.2.2. Após o prazo de inscrição o candidato que ainda necessitar de atendimento especial, deverá entrar em contato com o IBFC, com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da realização das Provas, através do telefone (11) 4788.1430. 

5.4.2.3. Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados neste Edital não terão a prova e/ou condições especiais atendidas. 

5.4.2.4. A solicitação de atendimento especial será concedida segundo os critérios de viabilidade e razoabilidade. 

- O item 6.8 passa a conter a seguinte redação: 

6.8. Para solicitar inscrição na reserva de vagas, o candidato com deficiência deverá encaminhar até o dia26/02/2014, via Sedex ou correspondência comAR (Aviso de Recebimento), ou entregar de forma presencial, ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC na Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 – Chácara Agrindus – Taboão da Serra – CEP 06763-020, os documentos a seguir: 

  

- O item 8.1 passa a conter a seguinte redação: 

8.1 A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 30/03/2014, com duração de 4 horas e será realizada no Estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. 

- O item 8.2 passa a conter a seguinte redação: 

8.2 O local, a sala e o horário de realização da prova objetiva serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, a partir de 24/03/2014

- O item 8.20 passa a conter a seguinte redação: 

8.20. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade oficial, por motivo de extravio, perda, roubo ou furto, deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificaçãoespecial, compreendendo a coleta de assinatura em formulário específico

- No item 8.45, a alínea “n”, passa a conter a seguinte redação: 

n) Não permitir a coleta de sua assinatura; 

- O item 10.5 passa a conter a seguinte redação: 

10.5. O formulário de “Avaliação de Títulos”, devidamente assinado, e os “Documentos“ que foram informados através do endereço eletrônico www.ibfc.org.br, deverão ser encaminhados via correio, pelo serviço Sedex ou correspondência com Aviso de Recebimento (AR)ou entregues de forma presencial para o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC na Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 – Chácara Agrindus – Taboão da Serra – CEP 06763-020, indicando como referência no envelope “TÍTULOS – FUNED”. 

- O item 12.1 passa a conter a seguinte redação: 

12.1. Será admitido recurso quanto: 

a) ao indeferimento do pedido de isenção do valor de inscrição; 

b) indeferimento da inscrição; 

c) às questões das provas e gabaritos preliminares; 

d) ao resultado da Prova Objetiva; 

e) à pontuação atribuída na Avaliação de Títulos; 

f) ao somatório das notas atribuídas nas etapas e classificação dos candidatos no ConcursoPúblico. 

g) ao cancelamento da inscrição constante nos itens 5.1.3, 5.1.4, 5.3.14, 10.29 e 16.15; 

h) a todas as decisões proferidas durante o concurso que tenham repercussão na esfera de direitos dos candidatos.  

- O item 12.2 passa a conter a seguinte redação: 

12.2. Conforme art. 22 do Decreto Estadual n.º 42.899/2002, atualizado pelo Decreto Estadual nº 44.388/2006, o prazo para interposição dos recursos será de 2 (dois) dias, contados do primeiro dia útil subsequente à data de divulgação oficial do ato ou do fato que lhe deu origem, devendo, para tanto, o candidato utilizar o endereço eletrônico www.ibfc.org.br e seguir as instruções contidas. 

- Fica acrescido ao edital o item 15.1.1, com a seguinte redação: 

15.1.1. Terá direito subjetivo à nomeação o candidato que for aprovado no concurso dentro do limite de vagas ofertadas no edital. 

- O Anexo I – Quadro de Vagas passa a conter a seguinte redação: 

I – O Nível de Escolaridade e os requisitos mínimos Exigidos para ingresso estão constantes no item 2.4 do Edital. 

II – O número de vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência está contido no total de vagas, conforme item 3.3 deste Edital. 

III – As vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência que não forem preenchidas serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados e classificados de ampla concorrência, observada a ordem classificatória final, conforme art. 3º da Lei Estadual nº 11.867/1995.

Cargo: Técnico de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Administrativo Médio ou Nível Médio com formação em curso de educação profissional 17 2
Auxiliar de
Produção/Almoxarife/
Codificador/ Embalador/
Operador de Maquina
Médio ou Nível Médio com formação em curso de educação profissional 16 2
Manipulador/Fracionador(*) Médio ou Nível Médio com formação em curso de educação profissional 7 1
SUBTOTAL 40 5
TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS NO EDITAL POR CARREIRA E NÍVEL 40

(*) Para a área de Manipulador/Fracionador é vedada a inscrição de candidatas do sexo feminino, conforme disposto no item 2.3 do Edital.

Cargo: Técnico de Saúde e Tecnologia – Nível II – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Administração Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Administração 3 0
Automação Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Automação 1 0
Biotecnologia Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Biotecnologia 4 0
Contabilidade Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Contabilidade 4 1
 Edificação Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Edificação 1 0
Eletrotécnica/ Eletrônica Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Eletrotécnica ou Eletrônica 4 1
Informática Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Informática 1 0
Instrumentação Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Instrumentação 2 0
Mecânica Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Mecânica 2 0
Meio Ambiente Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Meio Ambiente 1 0
Patologia Clínica Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Patologia Clínica/Análises Clínicas 9 1
Química Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Química 18 2
Segurança do Trabalho Nível Médio com formação em curso de educação profissional – Técnico em Segurança do Trabalho 2 0
SUBTOTAL 52 5
TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS NO EDITAL POR CARREIRA E NÍVEL 52
Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Administração Nível Superior em Administração 1 0
Ciências Biológicas/Ciências da Saúde Nível Superior em Biologia ou Ciências Biológicas ou Farmácia Bioquímica ou Farmácia Generalista ou Biomedicina ou Biotecnologia 17 2
Educação Física Nível Superior em Educação Física 1 0
Engenharia Nível Superior em Engenharia Mecânica ou Elétrica ou Eletrônica 1 0
Engenharia de Alimentos Nível Superior em Engenharia de Alimentosou Tecnologia de Alimentos ou ciência de Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos 1 0
Engenharia/Arquitetura e Urbanismo Nível Superior em Arquitetura e Urbanismo 1 0
Engenharia/Engenharia Civil Nível Superior em Engenharia Civil ou Engenharia de Produção Civil 1 0
Farmácia Nível Superior em Farmácia 20 2
Financeira Nível Superior em Ciências Contábeis 1 0
Gestão Ambiental Nível Superior em Engenharia Ambiental ou Biologia 1 0
Gestão de Pessoas Nível Superior em Serviço Social ou Psicologia 2 0
Gestão da Qualidade Nível Superior em Tecnologia de Normalização e Qualidade Industrial ou em Gestão da Qualidade 1 0
Gestão de Suprimentos Nível Superior em Comércio Exterior 1 0
Inovação/Proteção ao Conhecimento Nível Superior em qualquer área 1 0
Medicina Veterinária Nível Superior em Medicina Veterinária 3 1
Planejamento de Produção Nível Superior em Administração ou Engenharia de Produção 2 0
Química Nível Superior em Química 3 1
Saúde do Trabalhador Nível Superior em Enfermagem 1 0
Tecnologia da Informação Nível Superior em Qualquer Curso na área de Tecnologia da Informação 1 0
Vigilância Sanitária Nível Superior em qualquer área 1 0
SUBTOTAL 61 6
TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS NO EDITAL POR CARREIRA E NÍVEL 61
Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível III – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Engenharia/ Arquitetura Nível Superior em Engenharia ou Arquitetura, cumulado com pós-graduação (lato sensu) Engenharia em Segurança do Trabalho. 1 0
Medicina Nível Superior em Medicina cumulado com pós-graduação (lato sensu) em Medicina do Trabalho 1 0
SUBTOTAL 2 0
TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS NO EDITAL POR CARREIRA E NÍVEL 2
Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível IV – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Bioquímica Nível Superior em Ciências Biológicas ou em área de conhecimento das Ciências da Saúde cumulado com pós-graduação (stricto sensu – Mestrado) em Bioquímica 1 0
Botânica ou Ecologia ou Biologia Vegetal ou Entomologia. Nível Superior em Ciências Biológicas ou Ecologia ou Meio Ambiente, cumulado com pós-graduação (stricto sensu – Mestrado) em Botânica ou Ecologia ou Biologia Vegetal ou Entomologia. 1 0
Farmacologia ou Bioquímica Nível Superior em Ciências Biológicas ou em área de conhecimento das Ciências da Saúde cumulado com pós-graduação (stricto sensu – Mestrado) emFarmacologia ou Bioquímica 1 0
Imunologia ou Genética Nível Superior em área de conhecimento das Ciências da Saúdeou Medicina Veterinária ou Ciências Biológicas cumulado com pós-graduação (stricto sensu – Mestrado) em Imunologia ou Genética 1 0
SUBTOTAL 4 0
TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS NO EDITAL POR CARREIRA E NÍVEL 4

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS 

1. Onde se lê:

Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Engenharia/Engenharia Civil Nível Superior em Engenharia Civil 1 0

Leia-se

Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Engenharia/Engenharia Civil Nível Superior em Engenharia Civil ou Engenharia de Produção Civil 1 0

2. Onde se lê:

Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Engenharia de Alimentos Nível Superior emEngenharia de Alimentos 1 0

Leia-se

Cargo: Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – Nível I – Grau A
Área Nível de Escolaridade para ingresso Nº de Vagas
Ampla Concorrência Reservado às Pessoas com Deficiência
Engenharia de Alimentos Nível Superior emEngenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Ciência de Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1 0

- No Anexo V – Referências de Estudo, ficam atualizados os conteúdos para os cargos e áreas de conhecimento abaixo descritos, que passam a conter a seguinte redação: 

ANEXO V – REFERÊNCIAS DE ESTUDO (…) 

TÉCNICO DE SAÚDE E TECNOLOGIA II – TST II 

Área: Técnico em Eletrotécnica/ Eletrônica – Conhecimento: 

Conhecimento em operação de equipamentos eletro eletrônicos; identificação de circuitos integrados e interpretação de esquemas elétricos. Manuseio de instrumentos de medição tal como multímetro. Identificação de causas dos defeitos em componentes eletrônicos; identificação de componentes eletrônicos; montagem e teste de placas eletrônicas. Manutenção e instalação de redes elétricas e aparelhos eletrônicos; Manutenção e instalação de aparelhos eletrônicos; Planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação de circuitos e sistemas eletroeletrônicos, manutenção corretivas e preventivas de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos; execução de cálculos, desenhos, orçamentos e especificações de equipamentos, peças e componentes eletroeletrônicos; manutenção básica de sistemas de telecomunicações, de equipamentos de informática, laboratório, produção; manutenção de motores elétricos; manutenção dos componentes eletroeletrônicos de equipamentos laboratoriais ópticos; implementar dispositivos de automação e circuitos eletrônicos; Redação normatizada de documentação técnica; avaliação suporte técnico a projetos industriais, uso de EPI’s e noções de primeiros socorros, interpretação de simbologia, normatização, sistemas de unidades de medidas. 

ANALISTA E PESQUISADOR DE SAÚDE E TECNOLOGIA I 

  

Área: Gestão de Pessoas – Conhecimento: 

Gestão de Pessoas: conceitos, o que se espera da gestão de pessoas, atividades relativas à gestão de pessoas, Planejamento de Recursos Humanos. Desafios para a Gestão de Pessoas: ambientais, organizacionais e individuais. As mudanças no enfoque da Gestão de Pessoas: parceiros, colaboradores, capital intelectual. Captação: importância do recrutamento e seleção, dinâmica de grupo, avaliação do candidato, recrutamento e seleção ontem e hoje: tendências. Desenvolvimento de Pessoas: treinamento, desenvolvimento e educação: diagnóstico de necessidades, planejamento, execução e avaliação das atividades de treinamento, educação corporativa, equipes e trabalho em equipe: tendências. Gestão do Desempenho: importância e responsabilidade, métodos tradicionais e avançados. Remuneração: funcional ou tradicional com foco no cargo, estratégica com foco na pessoa, tendências. Carreiras: conceitos, vantagens, limitações, planejamento de carreiras ontem e hoje, tendências. Gestão de Pessoas e o Modelo de Competências: conceitos e abordagem metodológica. Motivação e a Gestão de Pessoas: importância, teorias, abordagens contemporâneas, tendências; Processo Decisório; Clima e Cultura Organizacional. Organização do trabalho e saúde do trabalhador. Comunicação Interpessoal e Organizacional. Elementos de estatística: amostragem, medidas descritivas de centralidade e variabilidade, testes de hipótese e noções de regressão linear. Elementos básicos para elaboração de Planos de Benefícios, Saúde do trabalhador: acompanhamento; Prevenção e punição ao assédio moral. Políticas de saúde com enfoque prioritário na humanização das relações de trabalho; Ética Profissional. Mediação de conflitos no trabalho. 

Área: Gestão da Qualidade – Conhecimento: 

Evolução do conceito e da prática da qualidade: O conceito e a prática da qualidade. Gestão pela qualidade total (GQT). Economia e custos da qualidade. Gestão estratégica da qualidade. A qualidade no Século XXI. Normalização e certificação: sistema de gestão da qualidade e requisitos gerais e de documentação para implementação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008. Gestão Ambiental com base na NBR ISO 14001; Certificação OHSAS 180001: saúde e segurança ocupacional. Planejamento, controle e auditoria da qualidade. Ferramentas e técnicas para o controle e melhoria da qualidade: Desdobramento da função qualidade (QFD): matriz da qualidade; tabela de requisitos dos clientes; tabela das características da qualidade e matriz de relações. Modelagem e gestão da operação: processos e projetos. Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais. Lei do Acordo de Resultados de MG. Abordagens e métodos de planejamento estratégico e avaliação em saúde. Prospectiva Estratégica: análise de cenários. Análise de “stakeholders”. Análise de inovação e crescimento. Gestão de captação de recursos e investimento. Gestão de planos estratégicos e operacionais. Gestão de processos (produtividade/qualidade). Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de risco. 

  

Área: Farmácia – Conhecimento:  

Química Geral e Inorgânica: Ligações químicas. Estequiometria. Soluções. Funções inorgânicas. Reações químicas. Farmacologia: conceitos básicos, princípios gerais de farmacocinética e farmacodinâmica. Dependência e tolerância medicamentosa. Química Analítica Quantitativa: estatística básica aplicada a análises químicas. Análise volumétrica. Gravimetria: princípios e aplicações. Análise Instrumental: classificação dos métodos instrumentais. Espectrofotometria de absorção no UV-VIS. Espectrometria de absorção e de emissão atômica. Princípios básicos de cromatografia líquida e gasosa e suas aplicações: classificação, sistemas de detecção, fase estacionária e fase móvel, resolução, linha de base, tempo de retenção, preparo de amostras, extração e purificação. Farmacotécnica e Tecnologia de Sólidos, Líquidos e semi-sólidas: Formas farmacêuticas sólidas, líquidas, Pós-Granulados. Cápsulas. Comprimidos. Introdução ao conhecimento de formas farmacêuticas líquidas. Pré-formulação. Forma farmacêutica líquida de uso oral e tópico. Forma farmacêutica líquida de uso parenteral. Boas práticas de fabricação. Controle Físico-Químico da Qualidade de Medicamentos: Controle das propriedades físicas e físico-químicas em diferentes formas farmacêuticas. Ensaios químicos utilizados nas análises qualitativas e quantitativas de matéria-prima e produto acabado. Equivalência Farmacêutica e Perfil de dissolução. Controle de estabilidade dos medicamentos. Controle Microbiológico e Biológico da Qualidade de Medicamentos: Contagem de micro-organismos viáveis em produtos não-estéreis. Pesquisa e identificação de patógenos. Testes de esterilidade. Ensaios qualitativos para matéria-prima e produto acabado. Pirogênios em injetáveis.  Bromatologia: Conceituação de bromatologia. Análise de composição centesimal de alimentos, carboidratos, lipídios, proteínas, fibras, umidade e cinzas.  Biossegurança: Barreiras de contenção e cabines de segurança. Níveis de contenção física e classificação dos microrganismos por classe de risco. Gerenciamento de resíduos biológicos e métodos de desinfecção e esterilização. Gerenciamento de resíduos químicos. 

Área: Inovação / Proteção ao Conhecimento – Conhecimento: 

Gestão e proteção ao conhecimento. Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial. Patente. “Know-how”. Direitos Autorais e Conexos. Registro de Marca. Indicação Geográfica. Bioprospecção em Saúde. Contratos de transferência de tecnologia no âmbito da administração pública. Obrigações e contratos internacionais no contexto da administração pública. Mecanismos voltados para gestão e proteção do patrimônio genético e do conhecimento tradicional brasileiro. Política de ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil. Parcerias tecnológicas no âmbito do sistema nacional de inovação em saúde. O processo de inovação tecnológica no setor da saúde. Mecanismos legais para a execução de políticas públicas relacionadas ao processo de inovação. Complexo industrial da saúde. Dinâmica global de inovação do complexo industrial da saúde e dos setores produtivos. Gestão da inovação. Valorização do patrimônio tecnológico inovativo envolvendo propriedade intelectual, parcerias público-privadas e transferência de tecnologia. Articulação entre pesquisa/desenvolvimento e as necessidades sociais. Articulação entre pesquisa/desenvolvimento e o setor produtivo. 

Área: Planejamento de Produção – Conhecimento: 

Teoria geral da administração – Abordagem clássica da administração; e abordagens estruturalista e sistêmica da administração. Sistemas integrados de gestão – Sistemas de informações gerenciais; e Estratégia e sistemas integrados de gestão. Gestão do conhecimento – Aprendizagem organizacional; e fases da gestão do conhecimento. Aspectos legais – Legislação no setor de transportes, para segurança de trabalho e ambiental); organização industrial – Administração e organização de empresas: natureza, fundamentos e estruturas; Avaliação, planejamento e controle dos processos produtivos; e Administração de pessoal: recrutamento, seleção e treinamento, dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros,utilização de ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões;implementação e aperfeiçoamento de sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas; pesquisa e transmissão de conhecimentos; redação normatizada de documentação técnica; avaliação suporte técnico a projetos industriais, Uso de EPI’s e noções de primeiros socorros, interpretação de simbologia, normatização, sistemas de unidades de medidas; gestão de sistemas da qualidade. 

- Permanecem inalteradas as demais disposições do Edital. 

  

  

   

  

  

  

  

  

 
 
 
 
 
 

  

 
 

   

  

  

 

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