A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Farmacovigilância

Farmacovigilância

Dica

É dever de todo cidadão e profissional de notificar qualquer suspeita de eventos/efeitos adverso ao laboratório que fabrica o medicamento, à vigilância Sanitária de seu município e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para os medicamentos, soros e vacina disponibilizados pela Funed, o cidadão ou profissional de saúde pode fazer a notificação pelo site, por telefone ou ainda por e-mail.

Descrição

O serviço de Farmacovigilância é o acompanhamento da ação dos medicamentos, soros e vacina produzidos e disponibilizados pela Funed, por meio da identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com os mesmos. É destinado a todos os profissionais de saúde e usuários dos produtos disponibilizados pela Fundação Ezequiel Dias. Qualquer cidadão, usuário dos produtos Funed, ou qualquer profissional de saúde que manuseia e aplica os produtos, quando identificar eventos/efeitos adversos ou problemas relacionados aos medicamentos, soros e vacina, pode entrar em contato com a Fundação para tirar dúvidas ou fazer uma notificação. Basta acessar o link abaixo ou entrar em contato pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800-283-1980, ou ainda enviar um e-mail para o endereço: farmacovigilância@funed.mg.gov.br.

Abaixo você encontra também outras informações sobre Reação/evento adverso.

IMPORTANTE: Será mantida a confidencialidade a respeito dos pacientes, profissionais de saúde e instituições, incluindo identidades pessoais e todas as informações médicas pessoais.

Dúvidas frequentes sobre Farmacovigilância

  • O que é uma Reação Adversa (RA)?

É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

  • O que é um Evento Adverso (EA)?

Qualquer ocorrência médica desfavorável, que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, soro ou vacina, mas que não seja devido ao uso do produto. São eventos adversos:

Suspeita de reações adversas;

Eventos causados por desvios de qualidade ou por uso não aprovado;

Interações;

Inefetividade terapêutica total ou parcial (resultado do tratamento insatisfatório parcial ou total);

Intoxicação relacionada ao medicamento, soro ou vacina;

Uso abusivo;

Erros de medicação.

  • Qual a importância de notificar todos os Eventos Adversos?

Todas as notificações e reclamações que chegam a Funed são investigadas para identificação de problemas relacionados ao medicamento, soro ou vacina. Alterações na indicação, dosagem, posologia podem ter origem em investigações realizadas a partir de notificações enviadas por clientes ou profissionais de saúde.

  • Quem pode fazer a notificação sobre os Eventos Adversos?

Qualquer pessoa (usuários do medicamento e seus familiares, profissionais de saúde ou de outras áreas e outras pessoas que souberem de suspeitas de eventos adversos) pode fazer a notificação sobre possíveis Eventos Adversos com o uso dos medicamentos, soros e vacinas da Funed.

Valor

Gratuito.

Órgão responsável

Fundação Ezequiel Dias

Documentos necessários

Nenhum documento é necessário.

Link:

 

Formulário de Registro de notificação

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,35138 queries in 0,351 seconds.