A Administração

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias é administrada por quatro diretorias e pela Presidência.

Presidência

Atua de forma a integras as diretorias e estabelecer, em conjunto com os demais membros da admnistração, metas anuais; além de meios para garantir o alcance de resultados propostos para a promoção da saúde e desenvolvimento do Sistema único de Saúde (SUS).

Diretoria Industrial

Desenvolve, aperfeiçoa, produz e distribui medicamentos, soros e Vacina em atendimento prioritário a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES /MG e órgãos de outras instâncias do SUS.

Diretoria do Instituto Octávio Magalhães

Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), referência nacional e regional, planeja, dirige, orienta, coordena, executa e avalia as atividades de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, bem como desenvolve pesquisas, no âmbito da Funed.

Atua no controle de doenças, por meio do processo de investigação e inquérito, e realização de exames para diagnóstico de doenças de notificação compulsória como dengue, febre amarela, AIDS, tuberculose, dentre outras, sendo referência nacional para doença de Chagas; leishmaniose.

Atua também nas análises de alimentos, água, medicamentos, cosméticos, saneantes, e ambiente, sendo referência nacional também na análise de medicamentos.

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Desenvolve conhecimento científico em assuntos de retorno social e técnicas e processos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos na instituição. Planeja, coordena, dirige, supervisiona, executa e avalia o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas da Fundação Ezequiel Dias.

Basea-se no estudo da biodiversidade com foco em venenos e toxinas de animais peçonhentos e em plantas medicinais para o desenvolvimento de fármacos e outros produtos para a saúde humana.

Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças

Responsável por coordenar as atividades de planejamento, gestão e finanças, promovendo a implantação e o acompanhamento das políticas relativas à administração e desenvolvimento de pessoas, logística de apoio operacional, planejamento, orçamento, contabilidade, finanças e gestão da tecnologia e sistemas de informação.