A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Institucional » A Administração

A Administração

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias é administrada por quatro diretorias e pela Presidência.

Presidência

Atua de forma a integras as diretorias e estabelecer, em conjunto com os demais membros da admnistração, metas anuais; além de meios para garantir o alcance de resultados propostos para a promoção da saúde e desenvolvimento do Sistema único de Saúde (SUS).

Diretoria Industrial

Desenvolve, aperfeiçoa, produz e distribui medicamentos, soros e Vacina em atendimento prioritário a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES /MG e órgãos de outras instâncias do SUS.

Diretoria do Instituto Octávio Magalhães

Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), referência nacional e regional, planeja, dirige, orienta, coordena, executa e avalia as atividades de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, bem como desenvolve pesquisas, no âmbito da Funed.

Atua no controle de doenças, por meio do processo de investigação e inquérito, e realização de exames para diagnóstico de doenças de notificação compulsória como dengue, febre amarela, AIDS, tuberculose, dentre outras, sendo referência nacional para doença de Chagas; leishmaniose.

Atua também nas análises de alimentos, água, medicamentos, cosméticos, saneantes, e ambiente, sendo referência nacional também na análise de medicamentos.

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Desenvolve conhecimento científico em assuntos de retorno social e técnicas e processos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos na instituição. Planeja, coordena, dirige, supervisiona, executa e avalia o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas da Fundação Ezequiel Dias.

Basea-se no estudo da biodiversidade com foco em venenos e toxinas de animais peçonhentos e em plantas medicinais para o desenvolvimento de fármacos e outros produtos para a saúde humana.

Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças

Responsável por coordenar as atividades de planejamento, gestão e finanças, promovendo a implantação e o acompanhamento das políticas relativas à administração e desenvolvimento de pessoas, logística de apoio operacional, planejamento, orçamento, contabilidade, finanças e gestão da tecnologia e sistemas de informação.

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,23443 queries in 0,234 seconds.