A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Institucional » Funed em números

Funed em números

- A Funed ocupa hoje um terreno de 49.430.042 m², em Belo Horizonte/Minas Gerais, um dos maiores e mais bem equipados parques tecnológicos.  Neste espaço, abriga atualmente três unidades de produção farmacêutica, dezenas de laboratórios de análises clínicas e de pesquisa, três almoxarifados, um pátio para caminhões, refeitório para os trabalhadores, estacionamento e outras dezenas de áreas que garantem o funcionamento da Fundação. Está prevista para o final de 2010 a inauguração de mais uma unidade de produção, a de produtos biológicos.

- Desde 2003, a Funed tem alcançado sucessivos recordes na produção de medicamentos, tendo atingido a marca de 1.100.000 (um bilhão e cem mil) unidades de medicamentos/ano.

- Com a produção de soros antipeçonhentos, destinados ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é responsável pelo atendimento de cerca de 35% de toda produção nacional.

- É a única instituição do Brasil a produzir a Talidomida, medicamento utilizado pelo Ministério da Saúde no programa de Hanseníase.

- Também é a única instituição pública brasileira a oferecer a Vacina contra Meningite C para o SUS.

- É referência nacional em diagnóstico de Leishmaniose Visceral e de doença de Chagas, referência regional para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais para diagnóstico de Difteria, Coqueluche, Doenças Enterais e Meningites Bacterianas. Além disso, a Funed é também referência regional para os estados de Minas e Espírito Santo para a sorologia da Febre Maculosa e para o controle de qualidade dos estados dos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins.

- Em 2005, foi reconhecida na faixa Prata no Prêmio Mineiro da Qualidade , tendo sido a primeira Fundação Pública do Estado a se destacar pela adoção de práticas de excelência em gestão.

- Também é reconhecida pelo Prêmio Banas Excelência em Metrologia, desde 2007, na categoria Análise Clínica de Qualidade, sendo classificada como um dos laboratórios com as melhores práticas de gestão no Brasil, tendo como sustentação principal a norma internacional NBR ISO 17025:2005.

- A Fundação também tem ensaios habilitados junto a outras organizações como a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), tendo sido 1º Laboratório de Saúde Pública do Brasil a pertencer à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios do Inmetro, obtendo a certificação na área de vigilância sanitária e ambiental.

- Em 2009, todos os laboratórios da área de epidemiologia e controle de doenças da Funed, que realizam diagnóstico de 33 doenças de notificação compulsória a exemplo da dengue, febre amarela, meningite, difteria, Aids e leishmaniose, também tiveram sua qualidade atestada por um órgão externo e conquistaram novas Acreditações junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não-governamental reconhecida pelo Ministério da Saúde.

- Em 2010, conquistou a pré-qualificação do serviço de análise de medicamentos junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), estando apta a atuar no mercado público internacional.

-  Atualmente, conta com o apoio e dedicação de 1.200 colaboradores

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,26343 queries in 0,263 seconds.