Gestão Estratégica

A Funed, em 2003, iniciou a prática de algumas metodologias de gestão como forma de superar seus desafios de sobrevivência e posicionando frente ao seu ambiente setorial em constante transformação. A construção do nosso “Sistema de Gestão Integrada” foi se consolidando em função dos ambientes internos e externos e do aprendizado decorrente das práticas gerenciais.

Também em 2003 a Funed realizou seu primeiro planejamento estratégico. Grupos de funcionários, orientados pela Alta Direção se reuniram para definir missão, visão e valores organizacionais:

Nossa Missão: Participar da Construção do SUS, protegendo e promovendo a saúde.

Nossa Visão: Ser um patrimônio público no país, sendo referência:

  • No desenvolvimento e na produção de medicamentos e imunobiológicos.
  • Na realização de pesquisas no campo da saúde pública.
  • Nas ações de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental.
  • Na formação e na capacitação de recursos humanos para a saúde.

Nossos Valores: competência, compromisso, cooperação, criatividade, equidade, ética, humanização, integridade, proatividade, qualidade, respeito e transparência.

Em 2005, foi feita a revisão do planejamento e construção do primeiro planejamento de cenários, que traçou diretrizes para a Funed até 2010, a partir da análise de pontos fortes, das oportunidades de melhoria bem como das oportunidades e das ameaças para cada cenário que a Funed poderia vivenciar naqueles anos. Mas em 2008, com a formação do Núcleo de Inteligência Competitiva, um grupo de funcionários redesenhou esses cenários, tendo em vista os cenários já projetados e a análise do ambiente interno e externo, e foram definidas as principais estratégias da instituição para o período 2011-2014. Tudo é monitorado e gerenciado por meio do Sistema de Gestão Integrada (SGI).

Mapas Estratégicos: refletem o conjunto de medidas que devem orientar as ações das Diretorias para alcance da visão traçada. Com base nestas estratégias, são definidas as metas e os indicadores. Estas metas são desdobradas para cada área da Fundação como forma de envolver todos no processo de obtenção de melhores resultados. Para acessar os mapas estratégicos da Funed e suas diretorias metas institucionais:

Clique aqui e confira o mapa estratégico da Funed.

Clique aqui e confira o mapa estratégico da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças.

Clique aqui e confira o mapa estratégico da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique aqui e confira o mapa estratégico da Diretoria Industrial.

Clique aqui e confira o mapa estratégico da Diretoria do Instituto Octavio Magalhães.

 

Clique aqui e confira as metas da presidência.

 

Planejamento 2020: Este ano (2014), a Presidência da Funed fará um novo planejamento, denominado Funed20. Coordenado pelo Departamento da Qualidade, deverá estabelecer o planejamento estratégico para a instituição no período de 2015 à 2020. Deverá ainda ser elaborado em consonância com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e servirá de subsídio para elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental.

 

Clique aqui e conheça a Cartilha de Gerenciamento de Projetos da Funed.