Objetivos Operacionais e Competências Legais

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias atua na promoção e proteção da saúde pública do estado. A Funed possui como clientes diretos o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e relaciona-se com as secretarias municipais de saúde e prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento a pesquisa.

Estatuto

Acesse aqui o Estatuto Funed.pdf (108 KB) , conforme decreto n.º 45.712, de 29 de agosto de 2011

Principais produtos e serviços ofertados ao Sistema Único de Saúde

• Medicamentos e soros

A Funed tem como principais produtos na área farmacêutica (Diretoria Industrial) os soros antiofídicos e antitóxicos e os medicamentos para atendimento às políticas de Assistência Farmacêutica de Minas e do Brasil. Direciona 65% de toda a sua produção de medicamentos ao programas da Secretaria de Estado de Saúde – responsável pelo abastecimento de medicamentos aos usuários de toda a rede SUS nos 853 municípios mineiros. Os outros 35% são destinados a programas estratégicos do Ministério da Saúde. Os soros produzidos são para atendimento ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

• Análises laboratoriais

A Fundação é também o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), por meio da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (IOM),  referência nacional e regional em vários dos seus procedimentos. Realiza análises em água, alimentos, ração animal, saneantes, cosméticos, medicamentos, sangue e hemoderivados, solo, ar ambiente e ensaios de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador. Também executa ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, por meio do processo de investigação e inquérito, e realização de exames para diagnóstico de doenças de notificação compulsória, avaliação de riscos ambientais em saúde, dentre outros.

• Pesquisa e Desenvolvimento

Outra importante área de atuação da Funed é o desenvolvimento da criação de áreas de excelência quanto ao conhecimento científico em assuntos de retorno social e no desenvolvimento de técnicas e processos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos na instituição. Este trabalho é desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) que realiza pesquisas baseadas no estudo da biodiversidade para o desenvolvimento de novos fármacos, kits-diagnóstico e outros produtos para a saúde humana. Também é referência na caracterização de venenos de animais peçonhentos, na tecnologia de purificação, caracterização bioquímica e imunológica e na clonagem de genes codificadores destes venenos.

• Planejamento, Gestão e Finanças

Para garantir a prestação de todos esses serviços, a Funed conta com uma Diretoria responsável por promover a implantação e o acompanhamento das políticas relativas à administração e desenvolvimento de pessoas, logística, contabilidade e finanças, por meio de modernas técnicas de planejamento e gestão.

Estatuto – Fundação Ezequiel Dias
Estatuto FUNED – Decreto nº 44.801