A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Institucional » Objetivos Operacionais e Competências Legais

Objetivos Operacionais e Competências Legais

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias atua na promoção e proteção da saúde pública do estado. A Funed possui como clientes diretos o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e relaciona-se com as secretarias municipais de saúde e prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento a pesquisa.

Estatuto

Acesse aqui o Estatuto Funed.pdf (108 KB) , conforme decreto n.º 45.712, de 29 de agosto de 2011

Principais produtos e serviços ofertados ao Sistema Único de Saúde

• Medicamentos e soros

A Funed tem como principais produtos na área farmacêutica (Diretoria Industrial) os soros antiofídicos e antitóxicos e os medicamentos para atendimento às políticas de Assistência Farmacêutica de Minas e do Brasil. Direciona 65% de toda a sua produção de medicamentos ao programas da Secretaria de Estado de Saúde – responsável pelo abastecimento de medicamentos aos usuários de toda a rede SUS nos 853 municípios mineiros. Os outros 35% são destinados a programas estratégicos do Ministério da Saúde. Os soros produzidos são para atendimento ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

• Análises laboratoriais

A Fundação é também o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), por meio da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (IOM),  referência nacional e regional em vários dos seus procedimentos. Realiza análises em água, alimentos, ração animal, saneantes, cosméticos, medicamentos, sangue e hemoderivados, solo, ar ambiente e ensaios de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador. Também executa ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, por meio do processo de investigação e inquérito, e realização de exames para diagnóstico de doenças de notificação compulsória, avaliação de riscos ambientais em saúde, dentre outros.

• Pesquisa e Desenvolvimento

Outra importante área de atuação da Funed é o desenvolvimento da criação de áreas de excelência quanto ao conhecimento científico em assuntos de retorno social e no desenvolvimento de técnicas e processos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos na instituição. Este trabalho é desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) que realiza pesquisas baseadas no estudo da biodiversidade para o desenvolvimento de novos fármacos, kits-diagnóstico e outros produtos para a saúde humana. Também é referência na caracterização de venenos de animais peçonhentos, na tecnologia de purificação, caracterização bioquímica e imunológica e na clonagem de genes codificadores destes venenos.

• Planejamento, Gestão e Finanças

Para garantir a prestação de todos esses serviços, a Funed conta com uma Diretoria responsável por promover a implantação e o acompanhamento das políticas relativas à administração e desenvolvimento de pessoas, logística, contabilidade e finanças, por meio de modernas técnicas de planejamento e gestão.

Estatuto – Fundação Ezequiel Dias
Estatuto FUNED – Decreto nº 44.801
de 8 de maio de 2008
Tamanho: 107 Kb
Formato: .pdf
Abre com: Adobe Acrobat Reader
FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,28843 queries in 0,288 seconds.