Parcerias e Redes

Atuar em redes é fundamental para assegurar avanços e garantir a satisfação dos nossos clientes. Prezamos muito as parcerias e buscamos permanentemente ampliá-las e valorizá-las. A Funed é parte do Sistema Estadual de Saúde e atua de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com as secretarias municipais de saúde e prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento à pesquisa.

 

  • Parcerias para o desenvolvimento produtivo – PDP

Com a intenção de fortalecer a indústria nacional farmoquímica e de medicamentos o Ministério da Saúde (MS) lançou as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, através da Portaria nº 837/2012. Por meio do Programa de Investimento no Complexo Industrial da Saúde (Procis), o MS tem investido em infraestrutura e qualificação de mão de obra de laboratórios públicos oficiais, entre eles, a Fundação Ezequiel Dias. E para garantir a autonomia da produção de medicamentos e a competitividade do país, o governo tem ampliado as Parcerias entre os laboratórios públicos e privados. Cabe ressaltar que o maior benefício gerado por esta política é a população brasileira, na medida em que o Governo consegue reduzir custos, ampliar a autonomia produtiva nacional e ampliar o acesso dos cidadãos aos medicamentos.  A Fundação Ezequiel Dias é uma das precursoras deste modelo de parceria.

Saiba mais sobre as PDPs Funed.

Acesse a Cartilha de Gestão de Parcerias Estratégicas da Funed

Acesse a Cartilha de Inovação Científica e Tecnologia e Propriedade Intelectual

 

  • Parcerias com Laboratórios Analíticos

Como Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen-MG), a Funed integra a Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas) e supervisiona também a rede de laboratórios macrorregionais de Minas Gerais – localizados nas cidades de Barbacena, Diamantina, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni. 

A Funed também passou a ser, em maio de 2014, uma instituição filiada da Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMM). Com isso, passa a ter acesso a todos os serviços da rede, dentre eles assessoria em metrologia, programas interlaboratoriais, reconhecimento de competência, capacitação de recursos humanos e comitês técnicos .

 

  • Parcerias com Laboratório Farmacêuticos Oficiais do Brasil

A Funed integra ainda a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, regida por estatuto e pela legislação que lhe for aplicável. 

 

  • Outras parcerias

Sempre em busca da melhoria contínua e dos avanços tecnológicos, a Fundação Ezequiel Dias desenvolve projetos com parceiros nacionais e internacionais. A Funed está em negociação para estabelecer parcerias com a AMBIOTEC – Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – entidade que representa oficialmente a cadeia produtiva de saúde no estado de Minas Gerais. A associação atua na Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e com a ABIFINA, entidade de classe que representa o complexo industrial da química fina no Brasil, para defesa do segmento de produtos em que a Funed tem participação: medicamentos de uso humano e animal; sintéticos, biotecnológicos, fitoterápicos (e fitocosméticos) e vacinas (uso humano e animal).

Seja também nosso parceiro!  Clique aqui para estabelecer um contato ou acesse o Quem é Quem para saber com quem falar.

Conheça alguns de nossos parceiros

 

  • Parceiros Governamentais:

SES, Ministério da Saúde; ANVISA ; COSEMS; CESESP;  Canal Minas Saúde; Fhemig;  Hemominas;  Secretarias Municipais de Saúde; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) ; SECTES; SEDE; SEPLAG; Escritório de Prioridades Estratégicas; DEOP.  

  • Outros laboratórios oficiais:

BioManguinhos / Rio de Janeiro; LAFEPE ; FURP; Instituto Vital Brazil;  Instituto Butantan;

  • Parceiros em transferências de tecnologia:

NovartisBlanver

  • Universidades e Centros de Pesquisa:

Centro de Pesquisa Renné Rachou (CPqRR/Fiocruz/MG)
Centro de Engenharia Genética e Biotecnológica-ICGEB (Itália)
Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP)
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz)
Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Outro Preto (UFOP)

  • Órgãos representativos:

CRF