A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Institucional » Parcerias e Redes

Parcerias e Redes

Atuar em redes é fundamental para assegurar avanços e garantir a satisfação dos nossos clientes. Prezamos muito as parcerias e buscamos permanentemente ampliá-las e valorizá-las. A Funed é parte do Sistema Estadual de Saúde e atua de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com as secretarias municipais de saúde e prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento à pesquisa.

  • Parcerias para o desenvolvimento produtivo – PDP

Com a intenção de fortalecer a indústria nacional farmoquímica e de medicamentos o Ministério da Saúde (MS) lançou as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, através da Portaria nº 837/2012. Por meio do Programa de Investimento no Complexo Industrial da Saúde (Procis), o MS tem investido em infraestrutura e qualificação de mão de obra de laboratórios públicos oficiais, entre eles, a Fundação Ezequiel Dias. E para garantir a autonomia da produção de medicamentos e a competitividade do país, o governo tem ampliado as Parcerias entre os laboratórios públicos e privados. Cabe ressaltar que o maior benefício gerado por esta política é a população brasileira, na medida em que o Governo consegue reduzir custos, ampliar a autonomia produtiva nacional e ampliar o acesso dos cidadãos aos medicamentos.  A Fundação Ezequiel Dias é uma das precursoras deste modelo de parceria.

Clique aqui e saiba mais sobre as PDPs Funed. 

  • Parcerias com Laboratórios Analíticos

Como Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen-MG), a Funed integra a Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas) e supervisiona também a rede de laboratórios macrorregionais de Minas Gerais – localizados nas cidades de Barbacena, Diamantina, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni. 

  • Parcerias com Laboratório Farmacêuticos Oficiais do Brasil

A Funed integra ainda a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, regida por estatuto e pela legislação que lhe for aplicável. 

  • Outras parcerias

Sempre em busca da melhoria contínua e dos avanços tecnológicos, a Fundação Ezequiel Dias desenvolve projetos com parceiros nacionais e internacionais. A Funed está em negociação para estabelecer parcerias com a AMBIOTEC – Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – entidade que representa oficialmente a cadeia produtiva de saúde no estado de Minas Gerais. A associação atua na Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e com a ABIFINA, entidade de classe que representa o complexo industrial da química fina no Brasil, para defesa do segmento de produtos em que a Funed tem participação: medicamentos de uso humano e animal; sintéticos, biotecnológicos, fitoterápicos (e fitocosméticos) e vacinas (uso humano e animal).

Seja também nosso parceiro!  Clique aqui para estabelecer um contato ou acesse o Quem é Quem para saber com quem falar.

 

Conheça alguns de nossos parceiros

  • Parceiros Governamentais:

SES, Ministério da Saúde; ANVISA ; COSEMS; CESESP;  Canal Minas Saúde; Fhemig;  Hemominas;  Secretarias Municipais de Saúde; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) ; SECTES; SEDE; SEPLAG; Escritório de Prioridades Estratégicas; DEOP.  

  • Outros laboratórios oficiais:

BioManguinhos / Rio de Janeir; LAFEPE ; FURP; Instituto Vital Brazil;  Instituto Butanta;

  • Parceiros em transferências de tecnologia:

NovartisBlanver

  • Universidades e Centros de Pesquisa:

Centro de Pesquisa Renné Rachou (CPqRR/Fiocruz/MG)
Centro de Engenharia Genética e Biotecnológica-ICGEB (Itália)
Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP)
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz)
Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Outro Preto (UFOP)

  • Órgãos representativos:

CRF   

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,33643 queries in 0,336 seconds.