A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: Câncer de Ovário

Câncer de Ovário

Tags: , , , , ,

Pesquisa da Funed alerta para importância de tratamento quimioterápico personalizado em pacientes com câncer de ovário

O resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) identificou que drogas modernas usadas para tratamento de pacientes com câncer de ovário não trazem benefício algum nos casos de tumores metastáticos (fase na qual o tumor já se espalhou pelo corpo) e serve de alerta para uso generalizado desse tipo de tratamento. “O uso das drogas à base de proteína TRAIL pode não ter eficácia no combate à doença para determinados tipos de tumores. Com a pesquisa, nós identificamos um grupo cujo tratamento poderia ser eficaz”, conta Letícia da Conceição Braga, autora da pesquisa que se tornou tese de doutorado da pesquisadora.

Atualmente, existem duas formas de tratamento para pacientes com esse tipo de câncer que, segundo dados epidemiológicos, é a causa mais comum de morte nas pacientes com câncer ginecológico. A cirurgia para retirada do tumor (citorredução) para os casos de câncer primário, e a quimioterapia para as pacientes com câncer metastático.  Segundo Letícia Braga, o fato é que a resistência ao tratamento quimioterápico existe em mulheres, seja ele à base de cisplatina – o mais convencional, ou à base da proteína recombinante como o TRAIL – que é um tratamento novo, ainda em fase de testes clínicos.

A pesquisa focou no estudo de receptores tipo TRAIL pelo fato de existir uma droga cujo alvo é essa molécula. “Tratamentos à base de cisplatina agem de maneira genérica na célula, não diferenciando células normais das tumorais”, explica Letícia Braga. De acordo com ela, o que acontece atualmente, é que o tratamento quimioterápico é aplicado de maneira indiscriminada, sem determinar se as pacientes respondem ou não a uma determinada droga. “Daí a relevância do nosso trabalho: evitar que uma promissora estratégica terapêutica se torne ineficaz por puro desconhecimento da biologia do tumor”, explica a doutora.

A pesquisa

O trabalho científico baseou-se na identificação da presença de um gene que produz o TRAIL-R3 na membrana das células. De acordo com a pesquisadora, esse gene deveria desencadear a morte das células, mas ele trabalha de maneira distinta. “Um gene correto faz a ligação com uma molécula para ativar uma determinada função como, por exemplo, a morte de uma célula. O TRAIL-R3 é defeituoso e não cumpre essa missão”, explica Letícia Braga.

Em sua pesquisa, Braga descobriu níveis diferentes de expressão desse gene em mulheres com câncer de ovário primário e com metástase, o que tem implicações diretas na eficácia do tratamento das pacientes à base de TRAIL. “Nossos resultados mostram que, em amostras de tumor primário, esse gene tem baixos níveis de expressão, ao contrário do que ocorre em amostras de tumores metastáticos, nos quais eles são super expressos”, explica Braga.

Isso significa que o tratamento baseado na proteína TRAIL perde sua eficácia em mulheres já em fase de metástase. “Esse tratamento deve ser aplicado em pacientes que expressam menos o gene. Neste caso, os tumores primários, passíveis de cura e recuperação. Pacientes com metástase se tornam refratárias a essa terapêutica”, afirma a pesquisadora.

Outro fator que torna ainda mais relevantes esses resultados é que apenas 20% dos cânceres de ovário são diagnosticados quanto eles ainda são limitados aos ovários.  Demais casos são diagnosticados depois que a doença entra em metástase. Dados epidemiológicos mostram que, após diagnóstico tardio, 78% das mulheres sobrevive apenas um ano.

Essa primeira etapa da pesquisa foi realizada com financiamento da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG que recrutou paciente e coletou as amostras de tumores. O trabalho foi orientado pelo médico ginecologista Agnaldo da Silva Lopes, professor da Faculdade de medicina da UFMG e co-orientado pela bióloga, chefe do Serviço de Biologia Celular/ Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Luciana Maria Silva.

A próxima etapa conta com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e vai ampliar a proporção dos resultados e também vai buscar identificar outros marcadores determinantes da eficácia desse novo tratamento à base da proteína TRAIL. “Esperamos que, ao final dessa nova etapa, em 2014, possamos realizar testes clínicos”, conclui Braga.

Texto: Marina de Castro

Foto: Marina Scutasu

Atualizado em 09/01/2013

Leia mais: Reportagem Jornal Estado de Minas publicada em 09/01/2013. Clique aqui

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:
Tags:, , , , ,

Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,27845 queries in 0,278 seconds.