Capacitação na Funed

GalNova oportunidade para aprender sobre Sistema Gerenciador de Amostras

O Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab) da Fundação Ezequiel Dias (Funed) promove uma capacitação para o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal) aos profissionais que já utilizam o sistema, mas ainda não tiveram oportunidade de se capacitar. O treinamento tem duração de seis horas e acontece na Escola de Saúde Pública (ESP) de Minas Gerais com datas entre os meses de outubro e novembro.

O Gal é um sistema informatizado desenvolvido para os laboratórios de Saúde Pública que realizam exames de notificação compulsória, de média e alta complexidade das amostras de origem humana, animal e ambiental. Além de aperfeiçoar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos, facilita a resposta laboratorial e a ação de vigilância á saúde.

A capacitação é direcionada aos servidores que trabalham com o sistema Gal, mas não passaram por um treinamento introdutório sobre o modo de operar o sistema. O curso disponibiliza 40 vagas por dia de aula e será ministrado pelo próprio Sgab. Não serão aceitas inscrições de servidores que já foram capacitados pela Funed ou outros Laboratórios Macrorregionais.

A Coordenadora do Sgab, Cristiane Mendes, conta que as capacitações dos usuários do Gal em todos os municípios de Minas Gerais foram concluídas no ano de 2011. Porém, alguns profissionais capacitados deixaram seus cargos ou houve troca de servidores, e não repassaram os treinamentos aos novatos, com isto surgiram demandas por novas capacitações. “A Funed tem investido em palestras de reciclagem no Sistema Gal e oferecido capacitações de novos servidores nos Laboratórios Macrorregionais, porém planejamos uma nova estratégia para 2012. No segundo semestre, para amenizar o problema de capacitação de novos servidores, o Sgab estipulou datas fixas para realizar estes treinamentos. Poderão realizar o curso somente profissionais que não foram capacitados nas Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Divinópolis, Sete Lagoas e Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira”, relata.

As SRS e GRS de outros municípios deverão procurar os Laboratórios Macrorregionais a que são diretamente ligados para solicitar capacitação, o Laboratório Macrorregional de Pouso Alegre irá trabalhar este ano como a Funed com uma agenda fixa, os demais irão capacitar os servidores conforme a demanda. As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico galminasgerais@funed.mg.gosv.br. A confirmação da inscrição será enviada via e-mail ao participante. “Com esta iniciativa, esperamos alcançar os servidores que ainda não foram capacitados e esclarecer suas dúvidas e anseios”, finaliza Cristiane.

Capacitação Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)
Datas:
16 de outubro – 1ª Turma
17 de outubro –2ª Turma
20 de novembro – 3ª Turma
21 de novembro – 4ª Turma

Local: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – Unidade Geraldo Campos Valadão, Rua Uberaba, 780 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG, 30180-080.
Duração: seis horas
Conteúdo: 09:30h – Aula teórica sobre o GAL.
11h30min – Intervalo Almoço
13:00h – Aula prática no sistema
15h30min – Intervalo Lanche
17:00h – Encerramento