A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: Funed oferece capacitação de teste rápido para diagnóstico

Funed oferece capacitação de teste rápido para diagnóstico

Capacitação de teste rápido para diagnóstico

Capacitação acontece nos dias 05 e 06 de março no auditório central da Fundação. Foto: Gleisson Mateus

Utilizado desde 2012 na rede pública de saúde, o teste rápido para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina-LVC permite maior agilidade na obtenção do resultado e consequentemente melhorias na tomada de decisão. “Antes, todos os exames eram realizados em laboratório. A partir do ano passado, o diagnóstico começou a ser realizado na presença do proprietário do animal, com o teste rápido, em campo”, afirma a coordenadora do Serviço de Doenças Parasitarias da Fundação, Andreza Marcelino.

Ela explica que o teste rápido permite o resultado em 20 minutos, enquanto o de laboratório pode levar até sete dias. “Apenas para os casos positivos as amostras são enviadas para o laboratório da Funed, em Belo Horizonte, para confirmação”. A Fundação Ezequiel Dias é o órgão reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como referência nacional no diagnostico da leishmaniose visceral. Realiza não só o diagnóstico como também o monitoramento de toda a rede desta patologia no país, por meio de controles de qualidade, treinamentos, supervisões e consultoria técnica.

Nos dias 05 e 06 de março, profissionais de diversas Gerências Regionais de Saúde (GRS) e de Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Minas participam de um treinamento oferecido pela Funed para realização do teste rápido. “Já ministramos outros treinamentos, priorizando profissionais que trabalham em áreas de transmissão intensa da doença como leste, norte de minas e região metropolitana da capital. Agora, vamos formar multiplicadores que serão responsáveis pela implementação do teste em campo em regiões de transmissão moderada”.

O treinamento conta com aulas teóricas e práticas sobre procedimentos padrões do teste rápido, além de discussões sobre a doença, situação epidemiológica, prevenção e controle.  “A capacitação é importante para atender ao Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina proposto atualmente pelo Ministério da Saúde e que contempla um trabalho conjunto entre vigilâncias epidemiológicas municipais e laboratórios”, comenta Andreza Marcelino.

Alta letalidade

Segundo o Ministério da Saúde, a Leishmaniose Visceral Canina, também conhecida como calazar, esplenomegalia tropical ou febre dundun, é transmitida pela picada dos vetores Lutzomyia longipalpis ou Lutzomyia cruzi, infectados pela Leishmania chagasi. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos registrados na América Latina são identificados no Brasil. Ainda segundo dados da OMS, por ser uma zoonose de evolução crônica, se não tratada, a Leishmaniose Visceral pode levar ao óbito até 90% dos casos.

Texto: Amanda Matos

Foto: Gleisson Mateus

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:

Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,46545 queries in 0,465 seconds.