A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: Funed participa de ato simbólico contra a meningite

Funed participa de ato simbólico contra a meningite

Tags: , , , ,

O evento vai reunir centenas de organizações de saúde e instituições não governamentais para um abraço simbólico ao redor do Cristo Redentor

Dia Mundial de Combate à Meningite
Funed participa do Dia Mundial de Combate à Meningite no Rio de Janeiro.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) estará presente, nesta terça-feira (24), no ato simbólico para marcar o dia mundial de combate à meningite, no Rio de Janeiro. A ação acontece em todo o mundo e, aqui no Brasil, o evento vai reunir centenas de pessoas, organizações de saúde e instituições não governamentais para um abraço simbólico ao redor do Cristo Redentor. O objetivo é reunir as pessoas para “Dar as Mãos” na luta contra a meningite.

Representando Minas Gerais, a Funed é o único laboratório fornecedor ao Programa Nacional de Imunização (PNI) da vacina contra a Meningite C. De acordo com o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães, a Fundação apoia a iniciativa e estará presente, somando forças para a conscientização da sociedade. “A meningite é um problema de saúde mundial e ações como essa são muito importantes para alertar a população da necessidade de prevenção”, disse.

Em setembro de 2009, em assinatura de acordo inédito com a indústria suíça Novartis Vacina e Diagnósticos, o Governo de Minas iniciou o processo de transferência da tecnologia de fabricação da vacina contra a meningocócica C, por intermédio da Funed. Ao todo, já foram disponibilizadas mais de 20 milhões de doses da vacina para todo o país.

“Minas foi pioneiro ao disponibilizar a vacina no calendário estadual de vacinação, em 2009. No ano seguinte, a Funed fez um acordo com o Ministério da Saúde e a vacina meningocócia passou a fazer parte do calendário nacional. Uma conquista para a população brasileira usuária do Sistema Único de Saúde”, diz o presidente da Funed.

De acordo com a diretora Industrial da Funed, Lissandra Clementoni Teixeira, o convênio que será firmado com o Ministério da Saúde para este ano prevê a entrega de 12 milhões de doses da vacina para o Programa Nacional de Imunização. “Com essas doses disponibilizadas gratuitamente nos postos de saúde de todo o Brasil, contribuímos para proteger milhões de crianças e, assim, cumprimos nosso papel social”, orgulha-se a diretora.

Serviço

“De Mãos Dadas Contra a Meningite”
Data: 24 de abril
Horário: a partir das 10h30
Local: Cristo Redentor
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ

A iniciativa é liderada pela Confederação das Organizações de Meningite (CoMO), entidade mundial que apoia os interesses de organizações que atuam em prol da erradicação da doença e no Brasil está sendo organizada pelo Instituto Pedro Arthur (IPA)

A doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente cinco a 10% das pessoas que contraem a doença meningocócica morrem, mesmo se receberem tratamento antibiótico adequado. Sem tratamento, a taxa de mortalidade em decorrência da doença meningocócica é de 70 a 90%. Daí a necessidade de iniciativas mais efetivas em relação à prevenção da doença por meio da vacinação.

A meningite é uma inflamação na membrana que recobre o sistema nervoso. Causa sequelas como surdez, cicatrizes permanentes, amputações e lesões cerebrais com letalidade superior a 30% em crianças menores de cinco anos. Pode ser causada por diferentes agentes: bactéria, vírus e fungos. As bacterianas constituem grave problema de saúde pública pela alta morbimortalidade. Atinge notadamente crianças, e adolescentes. A transmissão ocorre pela tosse, espirro ou por meio de gotículas eliminadas pelo trato respiratório.

Poucas doenças têm a capacidade de causar tanta preocupação e alarme como a doença meningocócica, devido ao acometimento de pessoas previamente saudáveis, à evolução potencialmente rápida e fulminante – especialmente quando ocorre com disseminação da bactéria na corrente sanguínea (meningococcemia), e à capacidade de gerar surtos.

Texto: Lohanna Lima

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:
http://funed.mg.gov.br/noticias/funed-participa-de-ato-simbolico-contra-a-meningite/
Tags:, , , ,
 
Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

 
FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,27745 queries in 0,277 seconds.