A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: GAL

GAL

Tags: , , ,

Amostras ambientais também serão cadastradas no GAL

A partir dos próximos dias, Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal) permitirá cadastro também de amostras de água, ar e solo

A partir da primeira quinzena de novembro, os mais de mil usuários do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL) – sistema utilizado por profissionais da Funed e das vigilâncias epidemiológicas de todo o Estado – contarão com mais uma ferramenta: a de cadastro de amostras ambientais, ou seja, de amostras de água, ar e solo, ligadas ao monitoramento da rede abastecimento público de água, à melhoria da qualidade do ar e o controle de utilização do solo.

Atualmente, o sistema permite gerenciar a rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação até a emissão de laudos somente para amostras de biologia médica humana como sangue, liquor, dentre outras. “Até então, o cadastro de amostras do gênero ambiental vem sendo feito em outro sistema e nem todos os campos atendiam às necessidades”, explica Kleber Eduardo da Silva Baptista, chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras da Funed.

Com a mudança, além de atender aos requisitos próprios para cadastro de amostras, a Funed espera otimizar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos também para amostras ambientais. “O Sistema funciona em ambiente Web, permitindo o cadastro prévio da amostra pela Vigilância Ambiental e liberação de laudos diretamente via internet para o solicitante, agilizando a resposta laboratorial e, consequemente, a ação de vigilância à saúde”, considera a chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas da Fundação, Cristiane Mendes.

Atenção usuário

A partir da primeira quinzena de novembro, ao acessar a tela de login do GAL, o usuário encontrará abaixo dos já conhecidos campos “Usuário” e “Senha”, o novo campo “Módulo”, no qual terá que selecionar uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”, conforme figura abaixo:

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)

Na tela inicial, usuário deverá selecionar, no campo “Módulo”, uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”

Ao clicar na aba da área Módulo, uma lista revelará as opções Ambiental e Biologia Medica Humana.

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)

Ao selecionar o módulo, uma lista revelará as opções Ambiental e Biologia Medica Humana

Ao selecionar a opção “Biologia Médica Humana”, em que são cadastradas amostras de origem humana, o usuário terá de selecionar o laboratório a ser navegado.

 

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)

Depois, o usuário terá de selecionar o laboratório a ser navegado

 

O sistema

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), em parceria com o Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Por meio do sistema os laboratórios de Saúde Pública, que realizam exames de média e alta complexidade das amostras de origem humana, animal e ambiental, conseguem cadastrar amostras e disponibilizar os resultados de exames realizados.

Dentre as diversas facilidades possibilitadas pelo sistema, Kleber destaca os benefícios advindos da emissão do laudo final. “Com o sistema, o solicitante consegue ver o resultado segundos após ele ser concluído no laboratório e disponibilizado no GAL. Sem custo de impressão, envio por correio, nem perda de tempo”, afirma.

Texto: Aline Xavier

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:
http://funed.mg.gov.br/noticias/gal/
Tags:, , ,
 
Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

 
FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,32045 queries in 0,320 seconds.