Notícias e Destaques

GAL

Amostras ambientais também serão cadastradas no GAL

A partir dos próximos dias, Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal) permitirá cadastro também de amostras de água, ar e solo

A partir da primeira quinzena de novembro, os mais de mil usuários do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL) – sistema utilizado por profissionais da Funed e das vigilâncias epidemiológicas de todo o Estado – contarão com mais uma ferramenta: a de cadastro de amostras ambientais, ou seja, de amostras de água, ar e solo, ligadas ao monitoramento da rede abastecimento público de água, à melhoria da qualidade do ar e o controle de utilização do solo.

Atualmente, o sistema permite gerenciar a rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação até a emissão de laudos somente para amostras de biologia médica humana como sangue, liquor, dentre outras. “Até então, o cadastro de amostras do gênero ambiental vem sendo feito em outro sistema e nem todos os campos atendiam às necessidades”, explica Kleber Eduardo da Silva Baptista, chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras da Funed.

Com a mudança, além de atender aos requisitos próprios para cadastro de amostras, a Funed espera otimizar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos também para amostras ambientais. “O Sistema funciona em ambiente Web, permitindo o cadastro prévio da amostra pela Vigilância Ambiental e liberação de laudos diretamente via internet para o solicitante, agilizando a resposta laboratorial e, consequemente, a ação de vigilância à saúde”, considera a chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas da Fundação, Cristiane Mendes.

Atenção usuário

A partir da primeira quinzena de novembro, ao acessar a tela de login do GAL, o usuário encontrará abaixo dos já conhecidos campos “Usuário” e “Senha”, o novo campo “Módulo”, no qual terá que selecionar uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”, conforme figura abaixo:

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)
Na tela inicial, usuário deverá selecionar, no campo “Módulo”, uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”

Ao clicar na aba da área Módulo, uma lista revelará as opções Ambiental e Biologia Medica Humana.

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)
Ao selecionar o módulo, uma lista revelará as opções Ambiental e Biologia Medica Humana

Ao selecionar a opção “Biologia Médica Humana”, em que são cadastradas amostras de origem humana, o usuário terá de selecionar o laboratório a ser navegado.

 

Sistema informatizado Gerenciador do Ambiente Laboratorial (Gal)
Depois, o usuário terá de selecionar o laboratório a ser navegado

 

O sistema

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), em parceria com o Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Por meio do sistema os laboratórios de Saúde Pública, que realizam exames de média e alta complexidade das amostras de origem humana, animal e ambiental, conseguem cadastrar amostras e disponibilizar os resultados de exames realizados.

Dentre as diversas facilidades possibilitadas pelo sistema, Kleber destaca os benefícios advindos da emissão do laudo final. “Com o sistema, o solicitante consegue ver o resultado segundos após ele ser concluído no laboratório e disponibilizado no GAL. Sem custo de impressão, envio por correio, nem perda de tempo”, afirma.

Texto: Aline Xavier