Notícias e Destaques

INSCRIÇÕES ABERTAS

Qualidade do diagnóstico de doenças realizado pelo SUS será tema de encontro na Funed

1º Encontro do Programa de Avaliação Externa de Qualidade
Logotipo do 1º Encontro do Programa de Avaliação Externa de Qualidade

O desempenho e a qualidade do diagnóstico realizado pelos laboratórios públicos e privados de saúde do país são o foco principal do 1° Encontro do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) sediado na Funed no próximo dia 13. O evento é destinado a profissionais de todos os laboratórios públicos e privados de saúde. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser solicitadas até o dia 30 de novembro, pelo e-mail aeqfuned@gmail.com.

O Ensaio de Proficiência consiste na comparação de resultados de uma mesma amostra, entre vários laboratórios, por um provedor. O serviço é gratuito e permite aos laboratórios participantes a oportunidade de analisar criticamente seu desempenho, detectar e rastrear anormalidades em seus sistemas de análise – como falha em equipamentos, kits usados, deficiência na capacitação de mão de obra, além de aprimoramento e a busca pela melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Atualmente a Funed realiza o ensaio de proficiência, ou seja, avalia a competência técnica de outros laboratórios que realizam exames de HIV, Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose e Doença de Chagas. No início da implementação do programa, em 2009, a Fundação atendia oito laboratórios apenas com ensaios para HIV. Já em 2011, com a incorporação de dois novos ensaios – Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose – a Funed passou a atender 56 clientes.

O encontro
De acordo com o chefe de Serviço de Provedoria de Ensaio de Proficiência (SPEP) da Funed, Rodrigo Leite, o objetivo do encontro é aproximar os laboratórios responsáveis pelos diagnósticos no Sistema Único de Saúde e reforçar a importância da participação deles em programas de comparação interlaboratorial. Serão abordados temas como a política do Ministério da Saúde para o controle da qualidade de laboratórios, a acreditação junto ao Inmetro e as perspectivas do mercado de proficiência no Brasil.

Confira a programação

O Programa de Avaliação Externa de Qualidade da Funed
Rodrigo Leite – Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Ensaio de Proficiência – Uma ferramenta para a melhoria da Qualidade
Aline de Matos – Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Política do Ministério da Saúde para o Controle de Qualidade de Laboratórios
Alex Sander Duarte – Ministério da Saúde (MS)

Política da ANVISA para o controle de Qualidade de Laboratórios
Maria do Céu Albuquerque (Anvisa)

Rede de Serviços Tecnológicos para Sangue e Hemoderivados
Olguita Rocha – Fundação Centro de Tecnológico de Minas Gerais – (Centec)

Mesa Redonda
O Mercado de Ensaio de Proficiência: Desafios e Perspectivas

Texto: Amanda Matos