A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: Liofilizador

Liofilizador

Funed recebe equipamento de 15 toneladas
Liofilizador será instalado na nova unidade de produção de medicamentos

Fabricado e importado da China, chegou à sede da Fundação Ezequiel Dias na última semana (19/02/2013) o liofilizador – equipamento que será utilizado na produção de vacinas. A instalação será feita na nova fábrica de biofármacos nas próximas semanas.

O processo de liofilização ou secagem a frio, é importante na conservação de produtos biológicos que envolvem métodos de resfriamento e desidratação como é o caso das vacinas. No equipamento, o medicamento é submetido a uma forte pressão negativa a vácuo, o que provoca a retirada da água por meio de sublimação (alteração do estado gasoso para o estado sólido, e vice-versa, sem passar pelo estado líquido). Assim, o resultado é um produto estruturalmente livre de umidade, podendo reconstituir sua antiga forma por meio da adição de água.

Na Funed, a máquina que custou aproximadamente R$2 mi vai ser utilizada para produção da vacina contra meningite C liofilizada. A meningocócica será fornecida ao Ministério da Saúde em forma de pó e, somente no ato da aplicação, o profissional de saúde fará a adição de água. “Em geral, o produto liofilizado possui uma estabilidade maior o que garante a integridade e a vida útil do produto”, explica a Diretora Industrial, Lissandra Clementoni.

Instalação
De acordo com o chefe da Divisão de Logística Operacional, José Roberto Lintz Machado, o equipamento pesa 15 toneladas e é necessário uma logística especial para instalação dentro da fábrica. “Estamos em contato com a BHTrans para interdição do trânsito na Avenida Amazonas durante a operação dos guindastes. É provável que essa instalação seja realizada durante o fim de semana”, conta.

Texto e foto: Marina Scutasu

Atualizado em 20/02/2013

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:
http://funed.mg.gov.br/noticias/liofilizador/

 
Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

 
FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,26845 queries in 0,268 seconds.