Notícias e Destaques

Liofilizador

Funed recebe equipamento de 15 toneladas
Liofilizador será instalado na nova unidade de produção de medicamentos

Fabricado e importado da China, chegou à sede da Fundação Ezequiel Dias na última semana (19/02/2013) o liofilizador – equipamento que será utilizado na produção de vacinas. A instalação será feita na nova fábrica de biofármacos nas próximas semanas.

O processo de liofilização ou secagem a frio, é importante na conservação de produtos biológicos que envolvem métodos de resfriamento e desidratação como é o caso das vacinas. No equipamento, o medicamento é submetido a uma forte pressão negativa a vácuo, o que provoca a retirada da água por meio de sublimação (alteração do estado gasoso para o estado sólido, e vice-versa, sem passar pelo estado líquido). Assim, o resultado é um produto estruturalmente livre de umidade, podendo reconstituir sua antiga forma por meio da adição de água.

Na Funed, a máquina que custou aproximadamente R$2 mi vai ser utilizada para produção da vacina contra meningite C liofilizada. A meningocócica será fornecida ao Ministério da Saúde em forma de pó e, somente no ato da aplicação, o profissional de saúde fará a adição de água. “Em geral, o produto liofilizado possui uma estabilidade maior o que garante a integridade e a vida útil do produto”, explica a Diretora Industrial, Lissandra Clementoni.

Instalação
De acordo com o chefe da Divisão de Logística Operacional, José Roberto Lintz Machado, o equipamento pesa 15 toneladas e é necessário uma logística especial para instalação dentro da fábrica. “Estamos em contato com a BHTrans para interdição do trânsito na Avenida Amazonas durante a operação dos guindastes. É provável que essa instalação seja realizada durante o fim de semana”, conta.

Texto e foto: Marina Scutasu

Atualizado em 20/02/2013