Notícias e Destaques

Qualidade do diagnóstico de doenças realizado pelo SUS é tema de encontro na Funed

1º Encontro de Avaliação Externa da Qualidade
1º Encontro de Avaliação Externa da Qualidade - Foto: Thiago Valinho

O desempenho e a qualidade do diagnóstico realizado pelos laboratórios públicos e privados de saúde do país são o foco principal do 1° Encontro do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) que está sendo realizado na Funed nesta quinta-feira (13/12). O evento é destinado a profissionais de todos os laboratórios públicos e privados de saúde.

O Ensaio de Proficiência consiste na comparação de resultados de uma mesma amostra, entre vários laboratórios, por um provedor. O serviço é gratuito e permite aos laboratórios participantes a oportunidade de analisar criticamente seu desempenho, detectar e rastrear anormalidades em seus sistemas de análise – como falha em equipamentos, kits usados, deficiência na capacitação de mão de obra, além de aprimoramento e a busca pela melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Atualmente a Funed realiza o ensaio de proficiência, ou seja, avalia a competência técnica de outros laboratórios que realizam exames de HIV, Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose e Doença de Chagas. No início da implementação do programa, em 2009, a Fundação atendia oito laboratórios apenas com ensaios para HIV. Já em 2011, com a incorporação de dois novos ensaios – Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose – a Funed passou a atender 56 clientes.

O encontro

De acordo com o chefe de Serviço de Provedoria de Ensaio de Proficiência (SPEP) da Funed, Rodrigo Leite, o objetivo do encontro é aproximar os laboratórios responsáveis pelos diagnósticos no Sistema Único de Saúde e reforçar a importância da participação deles em programas de comparação interlaboratorial. Serão abordados temas como a política do Ministério da Saúde para o controle da qualidade de laboratórios, a acreditação junto ao Inmetro e as perspectivas do mercado de proficiência no Brasil.

Confira a programação

O Programa de Avaliação Externa de Qualidade da Funed

Rodrigo Leite – Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Ensaio de Proficiência – Uma ferramenta para a melhoria da Qualidade

Aline de Matos – Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Política do Ministério da Saúde para o Controle de Qualidade de Laboratórios

Alex Sander Duarte – Ministério da Saúde (MS)

Política da ANVISA para o controle de Qualidade de Laboratórios

Maria do Céu Albuquerque – (Anvisa)

Rede de Serviços Tecnológicos para Sangue e Hemoderivados

Olguita Rocha – Fundação Centro de Tecnológico de Minas Gerais – (Cetec)

Mesa Redonda

O Mercado de Ensaio de Proficiência: Desafios e Perspectivas

Texto: Amanda Matos
Foto: Thiago Valinho