A história da Fundação Ezequiel Dias - FUNED se confunde com a de seu fundador Ezequiel Caetano Dias e com a expansão das atividades do Instituto Manguinhos, (hoje a Fiocruz, do Rio de Janeiro). Ezequiel ingressou no Instituto ainda muito jovem como ajudante acadêmico de Medicina. Em 1905, a pedido do diretor, seguiu para o Maranhão e passou a dirigir o Laboratório Bacteriológico da região. Após alguns meses, regressou ao Rio devido ao agravamento do seu estado de saúde e, de lá, foi encaminhado para Belo Horizonte, por recomendação médica. Em 03 de agosto de 1907, foi inaugurada na capital mineira, na rua da Bahia, próximo à Praça da Liberdade, a Filial do Instituto Manguinhos.O objetivo era pesquisar, divulgar e ampliar as ações de saúde pública pelo Estado. Após a morte de Ezequiel Dias, em 1922, a Filial passou a se chamar Instituto Ezequiel Dias, em sua homenagem.
Minas Online
Você está navegando em: Página Principal » Noticias » Blog article: Referência

Referência

Tags: , , ,

Laboratórios da Funed recebem comitiva do Instituto Bill e Melinda Gates 

Por indicação do Ministério da Saúde, representantes da Fundação Bill e Melinda Gates estiveram na Fundação Ezequiel Dias (Funed), na manhã da última sexta-feira (8), para conhecer as instalações e a capacidade analítica dos laboratórios da Funed. Até a próxima quarta-feira, (13/03), a comitiva também visitará os Laboratórios Macro regionais de Saúde Pública, coordenados pela Fundação, nas cidades de Montes Claros, Diamantina e Teófilo Otoni.

O objetivo da visita, segundo uma das representantes do Instituto que participa da visita à Funed, Martha C. Towsed, é ouvir de potenciais usuários da rede de saúde pública as necessidades por testes de diagnósticos de doenças e agravos e utilizá-las no desenvolvimento de uma base global, utilizando padrões de interface com empresas de diagnósticos em todo o mundo. “Além de conhecer a estrutura dos laboratórios, eles poderão conhecer a realidade epidemiológica de cada uma das cidades”, afirma Rita Lopes Naveira, Diretora dos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias.

O Instituto, a maior fundação de caridade do mundo, criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e pela sua mulher, Melinda Gates, trabalha com foco na melhoria da situação da saúde pública das regiões menos favorecidas. “Orgulha-nos apresentar nossa estrutura e o conhecimento dos nossos profissionais e servir de modelo para uma instituição como Bill e Melinda Gates”, conclui a Diretora dos laboratórios, Rita Lopes Naveira.

O instituto

Fundado entre os anos de 1997 e 1998 o Instituto Bill e Melinda Gates tem como missão ajudar todas as pessoas a gozar da vida saudável e produtiva. Nós países desfavorecidos financeiramente, o Instituto se empenha em melhorar a saúde das pessoas e brindá-las com a oportunidade de superar a fome e a pobreza.

Dentre os trabalhos de combate a doenças, o Instituto trabalha com redes de vigilância para monitorar patógenos específicos, incluindo rotavírus, cólera, febre tifóide, dentre outras. Além de conhecer sobre as doenças, o Instituto pretende expandir suas iniciativas para incluir a vigilância de outros patógenos e construir capacidade laboratorial em países em desenvolvimento.

Mais informações: http://www.gatesfoundation.org/

Texto: Amanda Matos

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Funed (31) 3314-4576

Informações deste artigo:

Link original para esta notícia:
http://funed.mg.gov.br/noticias/referencia/
Tags:, , ,
 
Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

 
FUNED Rua Conde Pereira Carneiro n°. 80 - Gameleira - Belo Horizonte / MG - CEP 30510-010 Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades
0,28745 queries in 0,287 seconds.