Notícias e Destaques

Referência

Laboratórios da Funed recebem comitiva do Instituto Bill e Melinda Gates 

Por indicação do Ministério da Saúde, representantes da Fundação Bill e Melinda Gates estiveram na Fundação Ezequiel Dias (Funed), na manhã da última sexta-feira (8), para conhecer as instalações e a capacidade analítica dos laboratórios da Funed. Até a próxima quarta-feira, (13/03), a comitiva também visitará os Laboratórios Macro regionais de Saúde Pública, coordenados pela Fundação, nas cidades de Montes Claros, Diamantina e Teófilo Otoni.

O objetivo da visita, segundo uma das representantes do Instituto que participa da visita à Funed, Martha C. Towsed, é ouvir de potenciais usuários da rede de saúde pública as necessidades por testes de diagnósticos de doenças e agravos e utilizá-las no desenvolvimento de uma base global, utilizando padrões de interface com empresas de diagnósticos em todo o mundo. “Além de conhecer a estrutura dos laboratórios, eles poderão conhecer a realidade epidemiológica de cada uma das cidades”, afirma Rita Lopes Naveira, Diretora dos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias.

O Instituto, a maior fundação de caridade do mundo, criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e pela sua mulher, Melinda Gates, trabalha com foco na melhoria da situação da saúde pública das regiões menos favorecidas. “Orgulha-nos apresentar nossa estrutura e o conhecimento dos nossos profissionais e servir de modelo para uma instituição como Bill e Melinda Gates”, conclui a Diretora dos laboratórios, Rita Lopes Naveira.

O instituto

Fundado entre os anos de 1997 e 1998 o Instituto Bill e Melinda Gates tem como missão ajudar todas as pessoas a gozar da vida saudável e produtiva. Nós países desfavorecidos financeiramente, o Instituto se empenha em melhorar a saúde das pessoas e brindá-las com a oportunidade de superar a fome e a pobreza.

Dentre os trabalhos de combate a doenças, o Instituto trabalha com redes de vigilância para monitorar patógenos específicos, incluindo rotavírus, cólera, febre tifóide, dentre outras. Além de conhecer sobre as doenças, o Instituto pretende expandir suas iniciativas para incluir a vigilância de outros patógenos e construir capacidade laboratorial em países em desenvolvimento.

Mais informações: http://www.gatesfoundation.org/

Texto: Amanda Matos

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Funed (31) 3314-4576