Referência Técnica da Funed ministra capacitação para diagnósticos parasitológicos no Ceará

A referência Técnica em diagnóstico parasitológico e molecular do Serviço de Doenças Parasitárias (SDP), daFundação Ezequiel Dias (Funed), Job Alves de Souza Filho, esteve na última semana em Fortaleza-CE, para ministrar cursos de capacitação para os diagnósticos parasitológicos de malária, leishmaniose visceral e leishmaniose tegumentar. O treinamento foi voltado para profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) e das três regionais do estado, e teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais e buscar a descentralização do diagnóstico dessas doenças.

A solicitação de treinamento foi feita pelo próprio Lacen-CE, por meio do Programa de Ensaio de Proficiência para malária e leishmanioses (PEP), que é ofertado pela Funed. O Programa colaborou para que fosse identificada a necessidade de uma reciclagem dos profissionais, sendo treinadas onze pessoas no total, e também da ampliação do atendimento, dando mais agilidade aos diagnósticos. O servidor da Funed, Job Alves, explica que, atualmente, os exames de malária e leishmaniose são centralizados no Lacen-CE. Com o curso, esses diagnósticos serão realizados também nas regionais de saúde. “Essa descentralização é extremamente importante para o devido tratamento da doença, podendo ser a diferença entre a vida e a morte. O indivíduo com suspeita de malária, por exemplo, deve ter um diagnóstico em até 24 horas após o início dos sintomas para evitar complicações ou o óbito”, completa.

Segundo a farmacêutica, mestre em Patologia e coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa do Lacen-CE, Daisy Arruda, o curso contribuiu para a atualização dos técnicos de laboratório já envolvidos com o diagnóstico dos agravos, bem como para a capacitação de novos colaboradores da rede de laboratório, tanto a nível central, como das regionais de Saúde de Crato, Juazeiro do Norte e Tauá. “Nosso intuito é sempre realizar treinamentos com instituições renomadas e com profissionais de excelência. Esperamos que a capacitação e descentralização dos profissionais da rede de saúde pública efetivamente contribua para a redução da morbimortalidade da malária e da leishmaniose em nosso estado”, reforça.

Job Alves também destacou a relevância da capacitação para a Funed. “Meu objetivo pessoal como pesquisador é deixar um legado para a saúde pública. Ser um dos responsáveis pela formação de novos profissionais e na oferta de diagnósticos de doenças tão negligenciadas e importantes como a malária e a leishmaniose é muito gratificante. Além disso, essas ações fortalecem a Funed como instituição de referência nacional em determinados agravos. No caso da malária e da leishmaniose, a oferta de um ensaio de proficiência gratuito, totalmente desenvolvido na Fundação, identificou a necessidade de capacitação e, posteriormente, de descentralização do diagnóstico. A intenção é ampliar essas ações para todo o território nacional”, ressalta a referência técnica.

Publicado em: 31 de maio de 2023 16:58

Última atualização: 01 de junho de 2023 08:05